FMEL Gaspar

Gaspar - SC

Telefone: (47) 3332-2679
E-mail:

Festival Agitação de Xadrez

REGULAMENTO

Artigo 1 - Disposições preliminares
1.01    O Festival Agitação de Xadrez é uma promoção da Prefeitura de Gaspar através da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (FMEL) e será regulamentada pela legislação vigente aplicável, pelas disposições contidas neste regulamento e demais atos administrativos expedidos pela organização, no exercício de suas atribuições.
1.02    Os participantes são considerados conhecedores da legislação esportiva aplicável e das disposições contidas neste Regulamento, e igualmente, dos atos administrativos complementares.

Artigo 2 - Período e local de realização 
2.01    O Festival será realizado no dia 04/06/22 (transferido para o dia 02/07/22) das 13:30 às 17:00 horas nas dependências do Ginásio Prefeito João dos Santos em Gaspar/SC e é considerando programação do Programa Agitação.

Artigo 3 – Inscrições e participação
3.01    O Festival Agitação de Xadrez será realizado nas seguintes categorias:
     Sub-8: nascidos no ano de 2014 ou após;
     Sub-10: nascidos no ano de 2012 ou após;
     Sub-12: nascidos no ano de 2010 ou após;
     Sub-14: nascidos no ano de 2008 ou após;
     Livre: nascidos em qualquer ano.
3.02    Os jogos serão realizados em uma única categoria MISTA.
3.03    Uma mesma pessoa poderá participar de apenas uma categoria.
3.04    As inscrições são gratuitas e podem ser feitas antecipadamente pelo telefone/whatsapp (47) 99677-2581 (Prof. Brendo) ou até o início do congresso técnico no local das disputas.
3.05    Haverá um limite de 60 participantes em todas as categorias, sendo respeitada a data de inscrição e sua devida confirmação no congresso técnico.
3.06    A coordenação se reserva o direito de aumentar o limite de participantes a qualquer momento.
3.05    Poderá ser exigido documento de identificação para comprovação da categoria a qual o interessado deseja participar.

As inscrições também podem ser realizadas através de um formulário específico. Clique AQUI para acessar.

 

Artigo 4 - Congresso Técnico
4.01    A coordenação técnica do Festival e os participantes se reunirão em Congresso, com o objetivo de confirmar a participação, realizar o sorteio dos grupos, esclarecer dúvidas e acertar procedimentos técnicos e administrativos para a realização do evento.
4.02    O Congresso técnico será realizado às 13:30 do dia 04/06/22 (transferido para o dia 02/07/22) no local da competição.
4.03     É obrigatória a presença dos interessados em participar.

Artigo 5 - Premiação
5.01    A Comissão Organizadora diretamente ou por intermédio de patrocinador premiará os classificados até 6º lugar por categoria.


Artigo 6 - Disposições gerais e transitórias
6.01     A condição de saúde dos jogadores participantes, bem como a responsabilidade sobre a participação de menores de idade de acordo com a legislação vigente no País, ficará sob a responsabilidade de seus responsáveis.
6.02    Somente será permitida no local de competição a presença de pessoal devidamente credenciado, da Coordenação Organizadora e imprensa, ou que estejam a serviço na referida partida, de acordo com as regras da modalidade.
6.03    É terminantemente proibido para dirigentes, técnicos, jogadores, árbitros e demais pessoas diretamente envolvidas com a competição, fumar e ingerir bebidas alcoólicas dentro da quadra de jogo. 
6.04    Nenhum participante poderá alegar desconhecimento de qualquer ato ou decisão relativa à competição, desde que tenha sido regularmente publicado.
6.05    Todos os participantes devidamente representados/assistidos por quem de direito, na efetivação de sua participação, autorizam, em caráter gratuito, irrevogável e irretratável, a organização do evento a captar e fixar a sua imagem e voz durante a realização dos jogos, em qualquer suporte existente, ficando esta entidade, desta forma, plenamente capacitada a utilizar a imagem e voz para fins de divulgação do evento a qualquer tempo e em qualquer lugar.
6.06    Os casos omissos do presente regulamento serão solucionados pela organização do evento.

Artigo 7 – Regulamento Técnico
7.01    O início das rodadas assim como a entrega das substituições será controlado pelo relógio do coordenador.
7.02    É PROIBIDO AOS ENXADRISTAS PORTAR APARELHO DE TELEFONE CELULAR DURANTE AS DISPUTAS DAS PARTIDAS. O enxadrista que infringir este item perderá a partida.
7.03    A prova disputada será xadrez convencional, sendo que o rimo de jogo será de 20 (vinte) minutos. 
7.04    Compete ao coordenador da modalidade o controle do tempo.
7.05    Em caso de não haver vencedor ao final do tempo, será colocado um relógio com o tempo de 5 (cinco) minutos para cada jogador para que haja o desempate. 
7.06    O não comparecimento de qualquer enxadrista até 5 (cinco) minutos após a autorização de seu início implicará na perda da partida por WxO, sendo atribuído ao seu adversário 1 (um) ponto. Essa desclassificação não impossibilita a continuidade da participação na rodada subsequente. Entretanto, na reincidência o aluno-atleta faltante será eliminado da competição.
7.07    A anotação em súmula será facultativa e é de responsabilidade de cada aluno-atleta portar a caneta para anotação.
7.08    Em caso de dúvida dos enxadristas durante as partidas, os mesmos devem levantar a mão e aguardar a presença do árbitro.
7.09    O sistema de disputa será determinado após a confirmação dos participantes.
7.10    O emparceiramento dos enxadristas será feito por sorteio eletrônico
7.11    No sistema suíço de emparceiramento o aluno-atleta que ficar BYE deverá comparecer e  apresentar seu documento de identificação para ganhar os pontos.
7.12    Em caso de número ímpar de participantes no sistema suíço de emparceiramento, o aluno-atleta que ficar BYE ganhará 1 (um) ponto.
7.13    A conferência das carteiras de identificação (se necessário) será feita com os jogadores sentados em seus respectivos locais. 
7.14    A contagem de pontos será sempre individual:
     Vitória: 1 (um) ponto
     Empate: 0,5 (meio) ponto
     Derrota: 0 (zero) ponto
     Ausência: 0 (Zero) ponto
7.15    Para efeito de classificação final, serão usados os seguintes critérios:
    1º - Confronto Direto (código11)
    2º - Buchholz com corte de 1 (pior)(código37)
    3º - Buchholz Medianos (código37)
    4º - Buchholz Totais (código37)
    5º - Sonneborn-Berger (código52)
    6º - Númerodevitórias
7.16    Os casos omissos a este regulamento serão resolvidos pela Coordenação da modalidade.


 

1º Festival Agitação de Xadrez 

02/07/2022 - Imagens do Festival

As inscrições já realizadas serão mantidas, não sendo necessário inscrever-se novamente.

© 2022 - Fundação Municipal de Esportes e Lazer de Gaspar - Todos os direitos reservados